Plataformas

Outras Mídias

The Classics Games. Criado por Maxwel Gamer.. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

18 de jan de 2013
Fala galera, voltando com a 3ª e última parte (por enquanto) do tema Clássicos Obscuros dos Arcades. Então, prepara que lá vem clássicos desconhecidos do povão.


Shock Troopers: 2nd Squad - Saurus/SNK - 1990 - Shoot em Up
Imagine Ikari Warriors e Metal Slug misturados em um único jogo. Imaginou ???? Agora adicione gráficos 2D, 3D e pré-renderizados belíssimos. Aí teremos 2nd Squad. Como o próprio subtítulo diz, esse jogo é sequência de Shock Troopers (eu baixei o 1º, mas não pegou), uma obscura série dos arcades (Neo Geo para ser mais preciso). O gráfico do jogo é belíssimo, um dos melhores do Neo Geo, misturando perfeitamente sprites 2D com elementos 3D e pré-renderizados. O som também é maravilhoso, misturando uma ótima trilha sonora com excelentes efeitos sonoros. O jogo conta com uma boa quantidade de armas, 4 personagens jogáveis (preferi postar uma imagem dessa diliça acima do que colocar um gameplay), diverte bastante, além de ser difícil demais. Para os jogadores Hardcore, 2nd Squad é uma excelente pedida.
Edit de última hora: Acabei de ver que de acordo com o life do seu personagem, ele fica demonstrando isso (quando o life está quase acabando ele coloca a mão no peito).
Edit de última hora: Consegui jogar Shock Troopers depois de muito tempo. 
Nota de recomendação: 5/5
Download 


Crude Buster/Two Crude - Data East - 1991 - Ação/Aventura, Beat em Up
Esse é bem obscuro mesmo. Crude Buster é um Beat em Up lateral no estilo de Vigilante e Altered Beast, que consiste em você matar todo mundo que estiver na tela e chegar até o Boss. O jogo tem gráficos aceitáveis, não é nenhum primor visual mas dá pro gasto. O som é bem feito, com músicas que combinam perfeitamente com a ambientação do jogo. Quando a empresa faz um Beat em Up lateral, ela prefere deixar o jogo mais rápido e dinâmico do que os Beat normais, mas a Data East não fez isso aqui e deixou um jogo muito lento para nós jogadores, até atrapalhando no começo a experiência de quem joga. Além de você poder socar os inimigos você pode pegar objetos do cenário (como carros, vigas de ferro, hidrante, etc), e bater/atirar neles, o que deixou o jogo mais divertido na minha opinião. Crude Buster está longe de ser um jogo exemplar, mas diverte muito se você ignorar sua lentidão.
Nota de recomendação: 3,5/5
Download 


Metamorphic Force - Konami - 1993 - Beat em Up
MEOOOOOOOOO DEOOOOOOOOOSSSSS, que jogo é esse ??????? Eu estou quase cortando meu pulso por ter ficado de birra com esse jogo (não tinha gostado dele no inicio). Metamorphic Force é um fucking Beat em Up da Konami que usa como base  o jogo do X-Men feito pela própria Konami (jogo muito bem feito por sinal), tanto na parte visual quanto na jogabilidade. MF pode ser resumido no seguinte cálculo: Altered Beast?Sengoku + X-Men + Golden Axe + Violent Storm = MF; pois o jogo pega elementos dos 3 jogos, faz uma mistura, e sai um jogo excelente. Uma coisa que me deixou muito zangado no começo era você perder life do nada só porque você bateu no inimigo (deve ter sido aqui que os produtores de Comix Zone tiraram essa coisa de porta tirar life), mas eu já me acostumei e não está me incomodando tanto. Os gráficos são belos, com sprites cartunescos, coloridos e detalhados (o que são esses bosses...), cenários magnificos, etc. O som do jogo é maravilhoso, com uma OST baseada em rock muito bem trabalhados, temas mais góticos que lembram muito o estilo das músicas de Castlevania, e efeitos sonoros de 1ª qualidade. A dublagem do jogo é excelente, com vozes nítidas e que combinam com os personagens. Se eu me diverti tanto jogando sozinho, eu vou amar jogar com meus amigos.
Nota de recomendação: 5/5
Download (Todas as versões incluidas)


Aqua Jack - Romstar/Taito - 1990 - Shoot em Up
Com a SEGA fazendo sucesso com Space Harrier, After Burner, G-Loc: Air Battle e Galaxy Force, a Taito em parceria com a Romstar resolveram pegar a vibe desse estilo de shmup (meio 3D) e lançaram Aqua Jack. Aqua Jack não é nada mais do que esses jogos da SEGA que eu citei acima, a diferença que agora a parada é no mar, aonde seu objetivo é controlar um hovercraft e sentar o dedo nos meliantes até a fase terminar. Os gráficos são bem feitos, mas genéricos, não diferenciando do que era visto em Space Harrier, por exemplo, com a única diferença é que ao invés de aliens e caças, você atira em tanques, caças, navios e outros hovercraft em um ambiente de guerra. Se os quesitos técnicos não surpreendem (até que o visual é bonito para a época, mas envelheceu mal demais), a diversão se sobressai, e se você desconsiderar que é um genericão, dá pra zerar numa boa.
Nota de recomendação: 4/5
Download


RayForce/Gunlock - Taito - 1993 - Shoot em Up
Esse merece o título de "Shoot em Up mais filhodaputa dos arcades" (e o segundo mais filhodaputa de todos os tempos, perdendo apenas para Gaiares), já perdi a conta de quantas vezes eu morri nesse jogo. RayForce é lindo, com sprites muito detalhados e efeitos de profundidade e rotação que fazem o Mode 7 do SNES ter sido feito por crianças (que efeitos são esses da Area 2...). O som do jogo é épico, com uma das melhores OSTs do gênero (Top 3), e efeitos sonoros de 1ª qualidade. Se eu reclamei que DoDonPachi é difícil, Ray Force chega a ser frustante em alguns momentos (principalmente para mim que não tenho tanta agilidade e força nos dedos, além de eu ficar tonto com aquela parte do Cadillac no C&D), fazendo eu quase tacar o controle no chão. A maior coisa no quesito jogabilidade que difere RayForce dos outros shmup é o laser (chamado de Lock On Laser), que serve para atacar os inimigos que estão no plano inferior (na parte de baixo, para os leigos) da fase, aonde você passa a mira por cima dos alvos e aperta o 2º botão para os lasers teleguiados aniquilam os mesmos. Um clássico que mereceu uma análise aqui no The Classics Games.
Ps: Eu conheci esse jogo graças ao vídeo review feito pelo Rafael Fernandes do Passagem Secreta (foi graças a ele que eu descobri World of Illusion também). Quem quiser dá uma olhada no vídeo (que está excelente, por sinal), clique aqui.
Nota de recomendação: 5/5
Download


Smash T.V. - Williams - 1990 - Run N' Gun
Smash T.V. talvez seja o idealizador desse Shooter's atuais que tem um modo aonde hordas e mais hordas de inimigos (geralmente zumbis e aliens) chegam e o seus objetivos são matar e viver (como Left 4 Dead e Gears of War, por exemplo). O pessoal da Williams deve ter feito alguma aposta com outra empresa para ver quem consegue fazer port para o máximo de consoles possível, pois S.T.V. saiu para TUDO que existia na época (até para os já zumbis Master System e o NES o jogo foi portado). O jogo tem visão panorâmica, e existe 2 manches (nos arcades), aonde o esquerdo controlava o personagem e o direito controlava a direção dos tiros (fiz a mesma coisa no meu joystick), e você tem que passar o rodo em tudo o que se mexer na tela, pegar as coisas que brotarem na tela, e esperar alguma das 4 portas se abrirem par você prosseguir. Além disso, o jogo era avançadíssimo para a época no quesito Som e Gráficos, com vozes muito bem feitas e muito sangue e violência. Mesmo que tenha sido portado para tudo o que era possível, Smash T.V. só é lembrado pelos fãs do gênero, que mesmo assim ignoram esse excelente game.
Ps: Deve ser o máximo jogar com um amigo esse jogo.
Nota de recomendação: 5/5
Download 


Alien³: The Gun - SEGA - 1993 - Rail Shooter
Uma das maiores reclamações dos jogadores sobre o MAME é a falta de Rail Shooters jogáveis no MAME (infelizmente a série House of the Dead não pega). Para os carentes do gênero, Alien³: The Gun é uma ótima pedida, mesmo sendo a mesma coisa dos seus irmãos do gênero, sendo a única diferença está em relação aos inimigos: os Aliens. Uma coisa que me chamou a atenção logo de cara é a interação com os cenários e com os inimigos, pois dependendo de aonde você atira, causa uma reação diferente (como nos Warrior, que podem perder os braços e as pernas). Infelizmente a SEGA (atual detentora dos direitos dos jogos da série) não porta para a Live Arcade ou PSN com compatibilidade com o 3D estereoscópio, pois ficaria muito bom.
Nota de recomendação: 4/5
Download

Bom galera, esse foi o fim da parte 3, espero que tenham gostado, e comentem aí se faltou algum jogo ou se eu falei alguma besteira. Abraços.

3 comentários:

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

Shock Troppers 2 já o conhecia, tinha arcade do primeiro e segundo game pela minha cidade. e zerei ambos, mas o melhor é o Shock Troppers 1. Two Crude e Smash Tv acho que tem conversão para os consoles e Metaphormic Force também já ouvi falar.

agora com esse post, me deu um aperto no peito. está dificil achar fliperamas. e olha que ando procurando bastante ultimamente e só encontro Kofs. geralmente da 98 ou a 2002, as duas que mais detesto. onde estão os clássicos como estes?

Maxwel Gamer disse...

Cara, concordo plenamente com você sobre estar difícil de encontrar arcades hoje em dia. Aqui do lado (em Bangu) tinha um Centro de Informática aonde na praça de alimentação estava lotado de arcades, e tinha de tudo: Garou - Mark of the Wolves, KOF 98, KOF 97, Marvel vs. Capcom, SvC Chaos - SNK vs. Capcom, X-Men vs. Street Fighter, Cadillacs and Dinosaurs, Mortal Kombat 4, House of the Dead, Tekken Tag Tournament e outros; mas quando eu fui lá gastar meu tempo enquanto a sessão de Batman: The Dark Knight Rises não começava, só tinha um arcade de Cadillacs and Dinosaurs, Dance Dance Revolution e um de Time Crisis 2. Nem preciso dizer que foi um baque gigantesco, mas eu vou visitar lá um dia desses e ver se tem mais arcades, pois eles tinham acabado de fazer o 2º piso para somente a área de jogos (tinha até poeira no chão). No penúltimo sábado antes do Ano Novo eu arrangei tempo para ir no shopping ParkShopping Campo Grande (que inaugurou não faz muito tempo) e fui dá uma volta nele. No 2º piso do Shopping tinha uma área de recreação, cheios de arcades, mas quando eu fui chegando mais perto vi que só tinha esses SEGA Rally 3 e outros jogos 3D da vida. Uma pena que essa era acabou, mas se quiser jogar online comigo, baixe o MAME Plus Plus ou o Kawaks 1.59, e entra no server Pancadaria. Toda noite eu entro para jogar. Abraços.

moises paulino Moises disse...

Na boa meus jovens. Arcades de verdade sao aqueles dos anos 80, onde passavamos horas jogando e quando um viciado (termo que usavamos pra aqueles que zerava o jogo sem dificultades) jogava, a máquina ficava lotada so pra ve lo jogar. O cara era uma celebridade.
Veja os jogos.
1. Rygar
2. Punch Out
3. Final Fight
4. Tokio
5. Pac Men

E tantos outros jogos maravilhosos que fizeram parte de minha infancia

Parceiros