Plataformas

Outras Mídias

The Classics Games. Criado por Maxwel Gamer.. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

4 de dez de 2012
Fala galera, venho hoje apresentar uma nova coluna do blog: Games Recomendados (Games Não Recomendados em alguns casos). Essa coluna serve para eu falar sobre jogos de um gênero, tema, empresa, console, ano, ou franquia que eu recomendo, e será postado com frequência. E nada melhor para inaugurar essa coluna do que um gênero que está no meu Top 3 de gêneros favoritos: Beat em Up/Hack N' Slash. Cada postagem terá entre 5 e 10 jogos que eu recomendo.

Observações:



  • Esse será o nome provisório por enquanto, mandem dicas de nomes para essa nova coluna.
  • As "Notas de recomendação" não se referem a minha nota para o jogo, e sim, o quanto eu recomendo para o pessoal.
  • A maioria dos jogos citados terão uma análise em breve (se ainda não tiveram).
  • A única diferença entre Hack N' Slash e Beat em Up é que o 1º usa algum tipo de arma o tempo todo (Golden Axe, por exemplo), enquanto o 2º você vai a maior parte do tempo jogar lutando corpo a corpo com o inimigo (como Streets of Rage). Por causa disso, resolvi fundir as duas tags para não ocupar mais espaço.
  • Não detalharei muito os jogos, só vou falar o básico.



Streets of Rage/Bare Knuckle (Mega Drive) - SEGA AM7/SEGA - 1991

Começando com um clássico já, Streets of Rage (1) é um dos melhores Beat em Up do Mega, com uma das melhores OST dos 16 bits (criada pelo mestre Yuzo Koshiro). O gráfico do jogo e a jogabilidade podem incomodar o pessoal que está acostumado com outros Beat em Up, mas a diversão do jogo se sobressai. Não vou comentar muito sobre ele, pois, quem quiser saber mais sobre o jogo é só ver minha análise sobre o mesmo (o link tá no nome do jogo).
Nota de recomendação: 4,5/5
Download



Final Fight 3 (SNES) - Capcom - 1995/1996

Nossa, esse jogo veio para fechar com chave de ouro a trilogia Final Fight. FF3 traz muitas novidades para a série, como o Super, a corrida, caminhos secretos, cutscenes melhores, combos melhorados, e muito mais. A Capcom ensinou como fazer um Beat em Up cheio de novidades, mas ainda assim respeitando a origem da série. Infelizmente saiu no fim de vida do SNES (e do gênero Beat em Up), deixando essas novidades exclusivas.
Nota de recomendação: 5/5
Download



Batman Returns (SNES) - Konami - 1992/1993

A Konami mostrou quem sabe fazer bons Beat em Up baseados em heróis/superheróis, adaptando fielmente o filme de Tim Burton para o Super. O clima gótico e sombrio, a OST marcante, a história, os vilões... Tá tudo aqui, adaptado para um Beat em Up. Os únicos calcanhares de Aquiles do jogo são que o jogo não tem modo Co-Op (sempre é bom ter em jogos Beat em Up), e que em algumas partes o jogo vira um Shadow Dancer (e acreditem, essas fases ficaram bem nhé).
Nota de recomendação: 4/5
Download



Vendetta/Crime Fighters 2 (Arcade) - Konami - 1991

Vendetta é a sequência do legalzinho Crime Fighters, mas, somente a jogabilidade e o estilo dos cenários lembram o seu antecessor, por isso que no ocidente o pessoal preferiu desvincular a imagem dos 2 jogos. Vendetta tem uma jogabilidade bem peculiar: você usa um botão para socar e outro para chutar/espancar o inimigo que tiver no chão. O jogo é super divertido (um belo clássico) e recomendo jogar a versão censurada (Vendetta) e a versão sem censura (Crime Fighters 2) para vocês verem algumas (baixe as duas porque eu não sei se a rom asiática vai pegar)... Peculiaridades como essa.
Nota de recomendação: 5/5
Download (Vendetta) | Download (Crime Fighters 2)


Armored Warriors/Powered Gear (Arcade) - Capcom -
Armored Warriors é um dos melhores Beat em Up criados pela dona Capcom, misturando muito bem inovação e diversão. A primeira coisa que se nota de diferença é que você pode "customizar" o seu mecha com as peças do adversário (especificamente braços, pernas e armas), deixando jogatina mais diferenciada. O jogo teve uma "sequencia" de luta chamada Cyberbots, onde a Capcom tirou o personagem Jim Saotome e o seu mecha Blodia (BLODIAAAAAAAAAA) para o Marvel vs. Capcom.
Nota de recomendação: 5/5
Download


Alien vs. Predator (Arcade) - Capcom - 1994
AvP é muito lembrado pelos jogadores Old School como um dos melhores Beat em Up dos Arcades. Eu gosto bastante desse jogo feito pela Capcom (não confundam com o terrível Beat em Up feito pela Activision para o SNES), sendo o melhor jogo lançado com o nome desse CrossOver. O que mais chama a atenção é que o jogo tem uma fluidez impar, tendo uma boa quantidade de combos, comandos (tudo isso principalmente com a Lt. Kurosawa), os personagens são bem diferentes entre si (tanto visualmente, quanto em jogabilidade, combos, golpes, etc), dando um bom replay para o jogo. O jogo também conta com uma boa quantidade de armas brancas e de fogo (além das que os protagonistas possuem), como discos, rifles, metralhadoras, facas, granadas, e outras.
Nota de recomendação: 5/5
Download


Knights of the Round (Arcade) - Capcom - 1991
A principal reclamação do pessoal quanto aos Co-Op's dos Beat em Up/Hack N' Slash daquela época é que você pode causar dano no seu parceiro. KotR é um dos poucos Hack N' Slash que não tem isso, o que deixa tudo mais divertido na hora que as hordas de inimigos virem (e acreditem, virão muitas). Além disso, ele contém uma característica de RPG, que ao chegar num certo score, sua armadura ou arma ganha um upgrade (além da ambientação Medieval e dos Bosses). O jogo também estimula você a ser cooperativo com o(s) seu(s) parceiros, podendo dividir o dinheiro, e a comida cortando-as com a sua arma (ao contrário de Double Dragon, que estimula a competição). Para juntar a galera para jogar, esse é um dos melhores, principalmente porque ele tem Co-Op para até 3 jogadores (cada um fica com um cavalheiro).
Nota de recomendação: 5/5
Download


Spider-Man and Venom: Maximum Carnage (SNES/Mega Drive) - Software Creations/LJN - 1994
Esse jogo é um dos melhores jogos do Cabeça de Teia, tanto no Mega, quanto no SNES. Os gráficos seguem um traço cartunesco, deixando tudo parecido com uma HQ. Uma coisa bem interessante são as diferenças das versões. A do Mega é uma versão mais "limpa", enquanto a dos SNES era uma versão mais escura; a versão do SNES possuía uma OST do Green Jellÿ com sons mais reais, enquanto a do Mega era uma OST mais sintetizada (devido a limitação de som); mas as duas versões são altamente recomendadas. Os únicos calcanhares de Aquiles do jogo são que os inimigos não lembram em nada os quadrinhos (tirando os Bosses), não tem Co-Op, e que a dificuldade é bem alta. Lançaram uma continuação de Maximum Carnage chamada Separation Anxiety, que adicionou um Co-Op, mas, se comparado ao MC é totalmente dispensável (parece um remake que não deu certo).
Nota de recomendação: 4,5/5
Download (SNES) | Download (Mega Drive) 


Sengoku 3 (Arcade) - Noise Factory/SNK - 2001
É engraçado como na CPS1, CPS2, e na placa Neo Geo tem aquelas empresas desconhecidas que lançam um dos games mais bonitos para a placa (e sempre no fim de vida). Sengoku 3 está no Top 3 de jogos mais bonitos para o Neo Geo, apresentando sprites e animações absurdas (não era de se esperar o contrário, já que o Dreamcast já tinha morrido na época), uma fluidez impar, 4 personagens para escolher, combos e mais combos, dificuldade elevada (isso até me surpreendeu, já que eu sou muito bom em Beat em Up/Hack N'Slash), jogabilidade completíssima (slash, soco, pulo, e atirar objetos) e etc. Um clássico daqueles que podem fazer você ficar hipnotizado (uma pena eu ter ignorado esse jogo aqui no meu Winkawaks).
Ps: Acabei de descobrir que essa Noise Factory fez alguns jogos que eu adoro, como Rage of the Dragons, Matrimelee, e Gaia Crusaders (também desenvolveram o Metal Slug 4 e 5).
Nota de recomendação: 5/5
Download


Golden Axe: The Revenge of Death Adder (Arcade) - SEGA AM1/SEGA - 1992
O que acontece quando se pega um clássico, e aperfeiçoa ele até a milésima potência ??? Provavelmente você terá The Revenge of Death Adder. Os gráficos estão estupidamente melhores, com cenários chamativos e diferentes, além do super multiplayer para até 4 pessoas. Você tem mais contarias, catapultas, mais interação com o cenário, escolhas de caminhos, efeitos inimagináveis, e até um super pilão com 3 jogadores (não cheguei a jogar com 4 porque não tava dando) que tira muito sangue do inimigo/boss. Essa belezinha aqui é uma das pérolas clássicas absolutas dos arcades.
Ps: Agradecimentos ao GIL, Ricardo Universitário, e Kappa Mikey pelo apoio no Kaillera. A gente se encontra por aí brothers.
Nota de recomendação: 5/5
Download

Bom galera, esses foram os 10 Beat em Up/Hack N' Slash que eu recomendo, se tem algum jogo que ficou de fora comenta aí que eu vou providenciar na próxima edição. Abraços.

4 comentários:

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

muito bem vinda essa nova sessão do site, todos mencionados são excelentes games de briga de rua ou de descer a espada nos inimigos. Knigts of The Round, Alein Vs Predador, Armored Warriors, Sengoku 3...jogos top, sem mais

Michael Wevanne de Santiago disse...

É sempre bom ler sobre esse clássico e injustamente esquecido estilo de game... Mas todos os games citados na matéria são beat'em ups. Hack'n slash é como são denominados games como Dinasty Warriors, God of War, Devil May Cry e Fighting Force. São como uma "evolução tecnológica" dos beat'em ups, acrescentando movimentação 3D e outros elementos ao estilo.

Maxwel Gamer disse...

Valeu pessoal, Mas Michael, Hack N' Slash, dependente se é 3D ou não, é quando você desse a porrada com uma arma, como Golden Axe, Knights of the Round, e muitos outros (como você pode ver aqui http://lorddoomcripta.blogspot.com.br/2011/06/o-que-significa-hack-and-slashslay-beat.html. Resolvi fundir essas 2 tags porque a única diferença entre elas é o uso e o não-uso de armas durante o jogo. Abraços.

Michael Wevanne de Santiago disse...

Ah, sim, Max, verdade. Mas esta classificação é antiga, como exemplo: "The term "hack and slash" is today used to refer to a distinct genre of 3D third-person, weapon-based, beat 'em up action games in the style of Devil May Cry, including games such as Onimusha, Ninja Gaiden, Knights Contract, God of War, Heavenly Sword, and Bayonetta". Fonte: http://goo.gl/UEUX8

Parceiros