Plataformas

Outras Mídias

The Classics Games. Criado por Maxwel Gamer.. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

13 de jun de 2012
  (O melhor jogo de luta do SNES ?... Talvez...)

Ps: Antes de começar a análise, quero agradecer a todo mundo que votou na enquete que eu coloquei no ar. E se você gosta de um bom podcast, eu te recomendo ouvir o Noobzcast Nº1 sobre Killer Instinct antes de ler essa análise, para você ficar ligado sobre o que é o jogo e se preparar para ler a análise.


             (Uma bela artwork do jogo)

História: A história de Killer Instinct começa num passado distante, onde ocorre no mundo uma guerra de proporções titânicas. Dois lordes da guerra travavam uma batalha terrível entre si, onde muitas pessoas eram mortas, exércitos eram destroçados e o mundo era colocado a prêmio. Decididos a acabar com isso, um grupo de heróis enfrenta bravamente os dois lordes inimigos, e criam um feitiço que sela os dois titãs no limbo. Temporariamente, a paz voltou a reinar. Do passado, passamos a um futuro caótico e não tão distante da nossa era. A poluição tomou conta do meio ambiente, os governos caíram; agora o mundo é controlado por mega-corporações que se enfrentam e se destroem pelas riquezas do planeta.Nesse contexto, sobressai-se uma mega-corporação: Ultratech. Ao invés de entrar em conflitos diretos com outras corporações, a Ultratech se mantém vendendo armas avançadas para as corporações se destruírem. Mas a Ultratech não domina o mundo apenas através da venda de armas, mas também através da mídia: sua divisão de entretenimento produz o maior fenômeno televisivo do planeta: o torneio Killer Instinct, que ainda serve como campo de testes para as armas da Ultratech. Nesse torneio, promete-se aos vencedores tudo o que eles quiserem, mas nem sempre garante que a promessa será cumprida. Enquanto os perdedores sofrem um destino cruel nas mãos da empresa.



            (Eyedol, o Final Boss do jogo)

Gráficos: Os gráficos do jogo são fantásticos, sendo um dos mais pelos do SNES. Muitas animações foram perdidas durante a conversão do Arcade para o SNES, mas isso não tira nenhum mérito do gráfico do jogo . O jogo usa o mesmo método gráfico de Donkey Kong Country e Primal Rage, ou seja, gráficos pré-renderizados (que dão profundidade 3D, mesmo sendo 2D-ou uma foto-) de qualidade altíssima, com cenários fantásticos (graficamente falando) e personagens com  ótimos sprites e uma movimentação que flui muito bem e não é travada (como na maioria dos jogos de luta pré-renderizados).


(Cenários belos que combinam com os personagens do jogo)

Som: O som do jogo é fantástico, contando com músicas diferenciadas para um jogo de luta (e dos 16 bits). Os efeitos sonoros são de altíssima qualidade, sendo um dos melhores dos 16 bits, sendo bem nítidos e combinando perfeitamente com a ocasião/personagens. As músicas são fantásticas, bastante diferenciadas das músicas padrões dos jogos de luta (Rock, guitarras e bastante instrumentos sintetizados), com músicas de Jazz e até um Beat Box fantástico (e engraçado, pois essa era a última coisa que eu pensaria em ouvir em um jogo de luta). As vozes do personagem e do narrador são de tirar o chapéu, tendo frases que atravessaram gerações (como o épico co-co-co-Combo Breaker).


        (Tela de seleção de personagens)

Personagens:



Orchid
Nome Completo: Black D. Orchid.
Altura: 1,70m.
Peso: 56 kg.
Idade: 23 anos.
Características: Possui um vestido verde e tem dois Macanas. Ela pode atirar espirais amarelos de energia e se transformar em uma pantera de fogo da cor que estiver. Seu sangue é vermelho rajado de amarelo. Suas cores disponíveis são: verde, azul claro, roxo, marrom, azul escuro, vermelho, amarelo e cinza.
História: é uma agente secreta, enviada por um grupo desconhecido para investigar os desaparecimentos por trás do torneio Killer Instinct, além das ameaças de corrupção por trás da Ultratech. Sua verdadeira identidade, habilidades e passado são um mistério. No que diz respeito ao passado, é um mistério de menos pra ela.


Cinder
Ver artigo principal: Cinder
Nome Completo: Ben 'Cinder' Ferris
Altura: 1,88m.
Peso: 88 kg.
Idade: 31 anos.
Características: É um homem de chamas. O seu poder de fogo também dá ao jogador a habilidade de voar. Seu sangue é vermelho. Suas cores disponíveis são: laranja, gelo, amarelo, roxo, verde, azul, marrom e cinza.
História: trata-se de um criminoso condenado que concordou em participar dos testes químicos da Ultratech em troca de uma redução penal. Mas um experimento foi malsucedido e o transformou em um ser de chamas vivas. A Ultratech então faz um trato com Cinder (supostamente, seu nome verdadeiro seria Ben Ferris): ele receberá liberdade completa se conseguir derrotar Glacius no torneio Killer Instinct.


Spinal
Nome Completo: Spinal.
Altura: 1,67m.
Peso: 49 kg.
Idade: 2650 anos.
Características: Trata-se de um esqueleto. Tem uma espada e um escudo. Tem a capacidade de se teletransportar em todo o ringue e de se transformar em seu adversário. Não possui sangue. Para atirar energias em forma de caveira, Spinal deverá "absorver" os golpes do adversário. Quando se absorve um golpe, aparece abaixo da barra de vida, uma espécie de "caveira" vermelha girando. Quando Spinal dá um Combo Breaker, aparece três caveiras. Sua cores disponíveis são: bege, amarelo, verde, branco, roxo, azul claro, laranja e azul escuro.
História: a origem de Spinal é escondida pela Ultratech, que conseguiu reviver um guerreiro dos tempos ancestrais com sua tecnologia. Sem muitas memórias, Spinal decide fazer a única coisa que sabe: lutar!


Fulgore
Nome Completo: Fulgore.
Altura: 1,98m.
Peso: 254 kg.
Idade: 1 ano.
Características: é um ciborgue. Fulgore pode atirar cargas de energia, se teletransportar, lançar raios elétricos pelos olhos e ser muito rápido. Seu sangue é verde. Suas cores disponíveis são: preto, verde, amarelo, laranja, roxo, marrom, azul e cinza.
História: é um protótipo cibernético de soldado desenvolvido pela Ultratech, entrando no torneio Killer Instinct como um teste final de suas capacidades de combate. Se for bem sucedido, será iniciada uma produção em massa.


Riptor
Nome Completo: Riptor.
Altura: 1,38m.
Peso: 317 kg.
Idade: 4 anos.
Características: Trata-se de um réptil mutante. Ele pode disparar bolas de fogo, arranhar, morder, etc. Seu sangue é roxo.
História: um projeto de manipulação de DNA da Ultratech, Riptor foi criado ao se misturar genes de humanos e de répteis, formando uma criatura lutadora com ferocidade animal e inteligência humana.


Sabrewulf
Nome completo: Count Von Sabrewulf
Altura: 1,90m.
Peso: 140 kg.
Idade: 45 anos.
Características: é um lobisomem, possui instinto de lobo, seus gritos são bem clássicos de um lobisomem. Sabrewulf pode arranhar, morder, lançar morcegos incandescentes, etc. Seu sangue é vermelho.
História: Seus objetivos no torneio não são bem claros, mas com certeza quer encontrar uma maneira de se libertar da maldição que o transforma em lobisomem à noite, como mostra o seu final no jogo.


Glacius
Ver artigo principal: Glacius
Nome Completo: Glacius.
Altura: 1,92m.
Peso: 136 kg.
Idade: desconhecida.
Características: é o homem do gelo. Ele pode disparar bolas de gelo e se transformar em água. O seu sangue é azul.
História: é um alienígena de um planeta distante. Quando a sua nave espacial caiu na Terra, ele foi capturado pela Ultratech. Ela, pretendendo provar que os aliens eram seres inferiores, força Glacius a lutar por sua vida no torneio Killer Instinct.


C. Thunder
Nome Completo: Chief Thunder.
Altura: 1,88m.
Peso: 127 kg.
Idade: 42 anos.
Características: Trata-se de um chefe índio americano. Ele pode atirar águias de energia e possui dois machados em suas mãos. Seu sangue é vermelho.
História: é o chefe e defensor místico de uma tribo nativa norte-americana. Ele entra no torneio Killer Instinct para solucionar o mistério por trás do desaparecimento de seu irmão Eagle, que sumiu após participar do torneio do ano anterior.


T.J. Combo
Nome Completo: T.J. Combo.
Altura: 1,85m.
Peso: 99 kg.
Idade: 25 anos.
Características: É um lutador de boxe. Usa luvas. Não possui nenhum golpe especial, além de dar socos e dar cambalhotas. Seu sangue é vermelho.
História: era um grande campeão mundial do boxe, cercado de fama e fortuna. Tudo isso vai embora quando um detector de metais num aeroporto acusa os braços dele como metálicos (por causa de implantes de titânio nos braços). Combo é destituído de seu título. Humilhado, decide entrar no torneio Killer Instinct para recuperar sua fama e fortuna.


Jago
Nome Completo: Jago.
Altura: 1,50m.
Peso: 86 kg.
Idade: 21 anos.
Características: É um guerreiro tibetano. Ele pode atirar bolas de energia (que pode ser vermelha, laranja ou verde) e carrega uma espada que pode ser usada. Seu sangue é vermelho.
História: é um misterioso monge guerreiro, de uma região remota no Tibete. Guiado pelo poderoso "Tiger Spirit" (Espírito do Tigre) para buscar por seu destino, ele foi levado ao torneio Killer Instinct para destruir o mal por trás dele.


Eyedol
Ver artigo principal: Eyedol
Nome Completo: Eyedol.
Altura: desconhecida.
Peso: desconhecido.
Idade: 85 anos.
Características: é o chefe do jogo. Trata-se de uma enorme e poderosa criatura de duas cabeças, pernas de um touro e um grande bastão em sua mão. Tem a capacidade de atirar bolas poderosas de energia de cada um de seus olhos, bem como aumentar a sua vida quando bate com pés no chão (isso só ocorre quando a barra de vida estiver vermelha). Por alguma razão, os desenvolvedores do jogo não deram-no nenhum movimento sem misericórdia, ou ultra combos, ou humilhações. Suas cores disponíveis são: verde e vermelho.
História: uma antiga criatura mística de duas cabeças, que estava presa em uma dimensão num passado distante. A Ultratech o liberou como último oponente no torneio. Ele foi mostrado em Killer Instinct 2 como a pessoa que ficou presa em combate contra Gargos, o último chefe do jogo. Ele acaba sendo derrotado por Orchid, sendo derrubado em um poço de lava onde ele afunda e morre. Mas há também uma versão que ele era um humano que sofreu mutações nos laboratórios da Ultratech. Em seu final, ele encontra sua suposta mãe, mas a mata em seguida.


                    (Tela de versus)

Nome das quantidades de Combos:

Triple Combo: 3 Hits.
Super Combo: 4 Hits.
Hyper Combo: 5 Hits.
Brutal Combo: 6 Hits.
Master Combo: 7 Hits.
Awesome Combo: 8 Hits.
Blaster Combo: 9 Hits.
Monster Combo: 10 Hits.
King Combo: 11 Hits.
Killer Combo: 12 ou mais Hits.
Ultra Combo: 20 ou mais Hits.
Ultimate: É um combo especial que o jogador, com o movimento certo pode executar.

  (Tela claramente baseada em MK)

Jogabilidade: A jogabilidade do jogo é excelente, com golpes diferenciados e uma fluidez muito boa. Os personagens são bastante balanceados, não tendo muitos golpes apelativos. A jogabilidade do jogo mistura elementos de Street Fighter e Mortal Kombat, contando com a jogabilidade básica de Street Fighter, mas finalizações e a tática de Mortal Kombat. A coisa mais revolucionária do jogo é o sistema de Combos. O sistema de Combo é excelente, contando com vários tipos de Combos, uma coisa que os outros jogos da mesma época não tinham (era muito mecânico os combos dos outros jogos). O genial Combo Breaker é uma das coisas do jogo que mais influenciou os jogos de luta (pós-KI), sendo uma coisa inédita você poder "quebrar" um Combo enquanto ele está acontecendo, que te dá a chance de revidar com um Combo.




Nome do jogo: Killer Instinct
Plataforma: Arcade, SNES, Game Boy
Gênero: Luta
Desenvolvedora: Rare(ware)
Distribuidora: Midway (Arcade), Nintendo (SNES, Game Boy)
Ano do Lançamento: 1994, 1995

Notas:

Gráficos: 10
Sons: 10
Jogabilidade: 9
Diversão: 9
NOTA FINAL: 9,5

Conclusão: Não só um dos melhores jogos de luta do SNES, um dos melhores jogos de luta da geração 16 bits, um dos melhores jogos do SNES, mas também um dos melhores jogos da geração 16 bits. O jogo aproveita mais de 80% do hardware do SNES, tendo um gráfico e um som fantástico, uma jogabilidade excelente e personagens diferenciados. Tudo isso já diz o que Killer Instinct é: um clássico.

Prós
Gráfico fantástico
Som fantástico
Jogabilidade excelente
Sistema de Combos inovador
Personagens diferenciados
Combo Breaker genial
Inovações
Cenários criativos

Contra
História fraca
Muitas coisas foram cortadas na versão do SNES
Alguns personagens ficaram deslocados

Se você quiser de qualquer forma contribuir com o blog, ser um colaborador ou qualquer outra coisa sempre deixe um comentário. Comente sobre a análise e alguma história com a série/jogo (e dê muitos puxões de orelha se eu falei alguma besteira).

7 comentários:

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

joguei muito ele nas locadoras. e cara, o Jago é tão baixinho assim? ele só ganha do Riptor. até a Orchid é mais alta que ele. é um bom game de luta para o snes.

e ainda bem que nenhum diretor inventou de bolar algum filme baseado no jogo.

Maxwel Gamer disse...

Valeu pelo comentário Leandro, realmente não notei o tamanho do Jago (peguei na Wikipédia aquela parte). Talvez nunca aconteça de adaptarem KI para o cinema, pois além de uma história fraca, ninguém conhece os personagens do jogo e a popularidade de KI entre os gamers dessa geração é muito pequena.

KIQ disse...

Eu conheci esse jogo na coletânia de jogos SNES para o PS2, e realmente é um clássico, os gráficos são ótimos e os personagens bem variados, e eu até a história do jogo legal lol

KIQ disse...

*Até acho a história do jogo legal lol

Maxwel Gamer disse...

Eu também conheci ele por um emulador de SNES para PS2. Obrigado pelo seu comentário KIQ e gosto muito do Play Again (esperando as próximas páginas do Play Again)

Elias Silva disse...

Esse jogo é muito legal,é o único jogo de luta que eu gosto além de Mortal Kombat, jogo killer Instinct desde criança ótimo post.

Mortal Kombat BR

KIQ disse...

Valeu Maxwel, eu também gosto muito do seu blog, eu adoro jogos antigos, e ler seu blog é muita nostalgia XD

Parceiros