Plataformas

Outras Mídias

The Classics Games. Criado por Maxwel Gamer.. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

24 de mar de 2012

(Um clássico dos Shoot em Up que nunca deve ser esquecido)

História: Tudo se passa em Varth, um planeta colonizado por humanos em um local remoto da galáxia. Toda a colônia é gerenciada e controlada por um gigantesco computador de sétima geração chamado de Delta-7. Tudo parecia perfeito, até que um “espírito” malicioso chamado simplesmente de DUO invade Delta-7, tomando controle de toda a maquinaria controlada pelo supercomputador. Crendo que a existência humana em Varth seria prejudicial ao planeta, DUO inicia uma guerra catastrófica. Sem chance de defesa, já que confiavam completamente em sua super máquina, os humanos são massacrados: não demora muito para que 80% da população do planeta parta desta para uma melhor. Mas, claro, não era o bastante para DUO. Querendo eliminar completamente esta praga chamada de raça humana, ele ordena às máquinas que dizimem o resto dos sobreviventes. A única esperança de barrar seus planos vêm de duas naves equipadas com computadores de quarta geração, e, logo, independentes da vontade de DUO, que partem então para a operação Thunderstorm.

      (O belíssimo efeito de chuva do jogo)

Gráficos: A parte gráfica do jogo é muito boa, tendo vários sprites bem feitos e com um excelente desenho. Os gráficos e a arte dos cenários são excelentes, tendo cada um uma arte totalmente diferente da outra, tendo efeitos belíssimos de fogo, chuva e explosão e muitos efeitos de rotação e etc (e tudo isso é muito nítido na tela). Os bosses são um show a parte, sendo cada um mais belo que o outro.

  (Uma das poucas fases futuristas do jogo)

Som: O som do jogo é excepcional, tendo músicas de Heavy Metal e Rock (com vários solos de Guitar). Os Boss Theme's são sombrios e com um clima futurista  que combinam com cada boss do jogo (principalmente o tema do Iron Golem). Os efeitos sonoros do jogo são excelentes, sendo que cada power-up tem um som de disparo diferente do outro.

 (Até hoje eu ainda estou com raiva do Iron Golem)

Jogabilidade: A jogabilidade do jogo é excelente, sendo um Shoot em Up vertical como 1942, mas com várias inovações. Uma dessas inovações é a possibilidade de se ter uma maior liberdade no cenário, a adição das bombas que se recuperam com o tempo, uma grande variedades de power-ups e para mim a maior inovação do game: Pods, duas esferas que te protegem dos disparos inimigos. Tem dois tipos de pods (você tem que escolher um assim que começar o jogo): o Fixed e o Smart. O Fixed (como o próprio nome diz) fica fixo na frente de sua nave e te deixa vulnerável dos lados; O Smart fica se movimentam automaticamente para te proteger dos disparos, mas enquanto os pods estiverem te protegendo de um tiro você fica vulnerável de todos os lados (eles tambem podem atirar dependendo do power up que você pegar).


Nome do Jogo: Varth: Operation Thunderstorm
Plataforma: Arcade
Gênero: Shoot em Up

Desenvolvedora: Capcom
Distribuidora: Capcom

Ano do Lançamento: 1992

Notas:

Gráficos: 9,5
Sons: 9,5
Jogabilidade: 9,5
Diversão: 9,5
NOTA FINAL: 9,5


Conclusão: Um dos melhores (e mais clássicos) Shoot em Up's do passado ainda dá aulas de como fazer um bom Shoot em Up nos dias de hoje. Eu acho que Varth acabou ofuscado pelo sucesso de outros Shoot em Up na época como a série 1940 

(1942,1943,1944,1941,19XX), série R-Type e série Gradius.

Prós
Gráficos impressionantes
Som excepcional
Jogabilidade inovadora
Uma maior liberdade no cenário
Bosses criativos
Uma grande duração de jogo (30 fases)
Pods inovadores
Vários efeitos no cenário
Grande variedade de Power-Ups

Contra
Repetição de fases


Se você quiser de qualquer forma contribuir com o blog, ser um colaborador ou qualquer outra coisa sempre deixe um comentário. Comente sobre a análise e alguma história com a série/jogo (e dê muitos puxões de orelha se eu falei alguma besteira).

0 comentários:

Parceiros