Plataformas

Outras Mídias

The Classics Games. Criado por Maxwel Gamer.. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

12 de ago de 2011




Olá galera que acessa o blog. Você que está esperando pelo aguardado Sonic Generations, game que está prometendo (de novo) trazer a glória dos jogos de Sonic da era Mega Drive/Master System, prepare-se para um aperitivo, pois a análise de hoje é sobre Sonic & Knuckles.


Introdução: Sonic & Knuckles é o que se pode dizer de game inovador, pois ele traz uma tecnologia  inédita até então e você ainda pode escolher qual personagem você vai jogar (Sonic ou Knuckles), cada um com uma visão diferente, sendo como 2 jogos em 1. o jogo ainda conta com prologos (filminhos, se preferir) entre as fases, para você entender melhor como o Sonic foi parar na outra fase (e para não ficar aquela pergunta no ar "Ué, eu não tava numa fase de água, como fui parar numa de fogo ?").


Jogabilidade: A jogabilidade quando você controla Sonic é a mesma vista em Sonic 3, sem nenhuma diferença, quando você controla Knuckles, você pode planar e escalar paredes, porem você tem um salto mais baixo comparado ao do Sonic (Knuckles tambem possui o Spin Dash).


Golpes (Retirado da análise da Power Sonic)

 Pulo: quando o Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar A, B ou C
Giro Supersônico: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói inimigos facilmente
SpinDash: segure para baixo, e com ele segurado, aperte A, B ou C. Quanto mais você apertar esses botões, maior impulso vai conseguir. Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade, para fazer subidas e acertar inimigos.
Insta-Shield: quando você aperta o botão de pulo duas vezes em seguida, o giro do Sonic gerará uma pequena energia que servirá como um escudo, que auxilia muito a destruição dos inimigos. Essa habilidade é exclusiva do Sonic.
Planar: Knuckles pode alcançar lugares secretos e acessar determinados locais longínquos com maior facilidade: para isso, o personagem pode planar. Para fazer é bem simples: basta apertar duas vezes o botão de pulo. Quanto mais do alto você sair, maior velocidade vai alcançar. É possível destruir inimigos dessa forma. Habilidade exclusiva do Knuckles.
Escalar Paredes: outra habilidade exclusiva do Knuckles é a de escalar paredes. Usando os ossos de sua mão, ele vai facilmente subir pelas paredes e achar locais secretos. Para fazer é bem simples: basta planar e direcionar o personagem contra uma parede.
FireBall SpinDash: com o escudo de fogo (Flame Shield) basta apertar duas vezes o botão de pulo, que ao invés do Insta-Shield, o Sonic fará uma rajada de fogo instantânea, muito útil para destruir inimigos. Essa habilidade é exclusiva do Sonic.
Water Shield Bubble: também somente com o Sonic: com isso, o escudo de água funcionará como uma bolha, dando impulsão ao ouriço. Muito boa para destruir inimigos por baixo. Ele impede que o ouriço fique sem fôlego nas partes aquáticas. É também                               habilidade exclusiva do Sonic.
Com o Lightning Shield, não há uma habilidade específica. Por ser um escudo eletrostático, ele tem a capacidade de atrair metais próprios, mais especificamente os anéis. Ele é um Insta-Shield, com essa propriedade especial de atrair os anéis mais próximos. Bem como o FireBall e o Water Bubble, é habilidade exclusiva do Sonic.




História (cuidado, spoiler):   O enredo de Sonic & Knuckles para o Sonic é exata continuação do de Sonic 3 e é dele dependente. Ao ser derrotado no Death Egg do Sonic 2, Robotnik descobre a ilha Floating Island - uma ilha flututante -, que guarda uma esmeralda especial (a Esmeralda Mestre), cujos poderes são incalculáveis. O vilão sabe que ela é a saída dele para vencer Sonic. O ouriço chega à ilha e enfrentará várias vezes Robotnik até chegar à sua base. O vilão usa novamente dos animais da floresta para montar o seu exército de robôs, para deter Sonic. Sonic consegue chegar tranqüilamente até a base de Robotnik, e após enfrentá-lo, a base se solta e Sonic cai num Vale de Cogumelos. Enquanto isso o novo Ovo da Morte também cai em outro local. Sonic prossegue, então, a sua aventura na outra parte da Floating Island para deter os planos de Robotnik e dar um jeito de driblar Knuckles. Knuckles é o guardião da Master Emerald e é enganado por Robotnik, que diz que Sonic está querendo roubar a preciosa esmeralda. Ao final, Knuckles percebe que foi enganado, e resolve ajudar Sonic. Terá o ouriço tempo suficiente?



Fases: veja as fases presentes nesse jogo:


Mushroom Hill Zone: Uma colina cheia de cogumelos e o design da fase bem semelhante à Angel Island Zone. Sonic encontra Knuckles no segundo ato, que interfere em seu caminho, ativando uma espécie de ventilador. Depois de passar pelo chefão, aparece uma mini-fortaleza, onde Sonic (ou Knuckles) pula, passando para a próxima fase. Tem um dos bosses mais difíceis do jogo (no 2º ato) e cuidado com os passaros voadores e umas moscas com uma enorme cauda de espinhos.
Bosses: 1º Ato: Um robô lenhado; 2º ato: Robotnik com uma maquina que fica fugindo do Sonic e que se protege através de uma cerca com espinos.


Flying Battery Zone: Nessa fase, os heróis estão dentro de um avião, semelhante à Wing Fortress de Sonic 2. Possui inúmeras armadilhas, como campos eletromagnéticos, espinhos metalizados e armas de fogo automáticas, há também falsas cápsulas de animais prisioneiros que Eggman colocou para atrapalhar Sonic em sua busca, Sonic se jogará da base, e chega na próxima fase.. Fase bem traiçoeira, tome cuidado.
Bosses: 1º ato: uma falsa cápsula robô com dois braços enormes para bater em Sonic (dica: fique na cabeça dele e espere ele fixar os olhos para cima e pule para o lado); 2º ato:  é dividido em duas etapas. Numa primeira o chefe apenas soltar um laser. Cuide apenas para desviar dele, ele começa a disparar após ficar um tempo parado. Depois ocorrerá um terremoto e a tela andará. Seja rápido. No cenário externo, vem Dr. Robornik. Acerte-o quando ele estiver oscilando de cima para baixo, e lembre-se de desviar dele dando um pulo longo. Com o Knuckles é mais difícil porque ele soltará fogo direto, e você vai ter que acertá-lo de lado (repare que todos os chefes sempre é bom você ter o Flame Shield).


Sandopolis Zone: Diferentemente da primeira fase, é um deserto com loopings, cachoeiras de areia e muitas armadilhas. No segundo ato, os personagens entram em uma pirâmide e, além dos inimigos comuns, é necessário enfrentar fantasmas caso as luzes da pirâmide se apaguem. Isso faz com que as luzes tenham sempre de ser acesas, por alavancas espalhadas pelo ato. Os fãs e eu consideramos como uma das mais longas e difíceis da série. Principalmente o ato 2 que parece tão longo que as vezes pensamos que não tem fim, essa fase foi criada baseado no Egito.
Bosses: 1º ato: uma estátua robô de pedra, que você tem derrubá-la na areia, golpeando-a na cabeça; 2º ato: Robotnik dentro de uma estátua robô gigante (um dos bosses mais difícil do jogo).


Lava Reef Zone: Após derrotar Robotnik e seu robô na galeria de Sandopolis, os personagens caem numa caverna impregnada de lava, onde caiu o Ovo da Morte. É possível vê-lo no fundo do cenário. No segundo ato, essa mesma caverna vira uma mina de cristais azuis, pelo congelamento da lava, mas quando se chega no chefe do segundo ato, quando o jogador controla o Sonic, o vulcão é reativado pelos motores do Death Egg, e quando o jogador derrota Robotnik, o vulcão se transforma em mina de cristais azuis de novo. Para Sonic essa fase não é problema, mas para Knuckles é um grande martírio, é mais facíl ele perder anéis do que ganhar.
Bosses: 1º ato: , uma mão com duas armas que atiram balas como uma metralhadora; 2º ato: Robotnik com uma máquina que atira bombas e controla a lava vulcânica. Nesse chefe não é possível golpear a máquina dele, o único jeito de derrotá-lo é deixando as bolas espinhentas acertarem a própria máquina (de longe o boss mais difícil do jogo).


Hidden Palace Zone: Uma fase de ato único. Segue o mesmo estilo da Lava Reef Ato 2. É onde estão escondidas as esmeraldas do caos, além da Esmeralda Mestra, ela possui ótimos gráficos lembrando realmente um palácio. Após uma luta contra Sonic, o equidna percebe que Sonic não é mau, e após Dr. Eggman roubar a Esmeralda Mestra os dois partem juntos para o próximo estágio. Para Knuckles, a fase não apresenta nada, só faz ele passar para o próximo ato. Não tem boss.


Sky Sanctuary Zone: É a última fase para Knuckles. A batalha chega no céu. Também só possui um ato. Depois da batalha de Knuckles contra o boss, ele usa o poder da Esmeralda Mestra para virar Super (o boss). 
Boss: Deixarei em segredo para não estragar a surpresa (música de suspense).


Death Egg Zone: É a mesma última fase de Sonic 2, agora com muitas diferenças. Desta vez, a estação de Robotnik destrói Sky Sanctuary, e Sonic para dentro da própria Death Egg. Com 2 atos desta vez, agora a estação possui velocímetros no chão e armas eletromagnéticas. 
Bosses: 1º ato: um robô de um olho só cercado por bombas; 2º ato: Robotnik dentro de um robô gigante perseguindo o seu personagem. (última fase)


Doomsday Zone (extra): Somente acessível com Super Sonic, quando se tem as 7 esmeraldas do caos. Na borda do Death Egg, Robotnik ameaça Sonic, usando o poder da Esmeralda Mestra dentro de uma nave azul. Jogavél no espaço, com Sonic voando, Doomsday Zone abriu inspiração para as outras fases de outros jogos do Sonic, ondem elas seguem o mesmo estilo. O problema da fase é que, a cada segundo se perde 1 anel e quando não tiver nenhum anel, perde uma vida. Para continuar voando, Super Sonic precisa sempre estar coletando anéis no espaço, e evitar bater nas pedras para não perder velocidade.



Special Stage (Retirado da análise da Power Sonic)
  Iguais aos do Sonic 3. São estágios tridimensionais onde tanto com o Sonic quanto com o Knuckles você tem que coletar o máximo possível de esferas azuis. Os anéis podem dar Continue (se você pegar mais de 50) e Vida Extra (Perfect - juntando todos os anéis do estágio). Após coletar todas as esferas azuis, você ganha a Esmeralda do Caos. Fique atento: as esferas vermelhas te eliminam; as brancas são rebatedoras; e no Sonic 3 não aparece, mas agora tem as esferas alaranjadas, que servem como molas.
  Na tela do Estágio Especial, vemos o contador de esferas azuis, mostrando o tanto que falta e o contador de anéis, contando o número de anéis arrecadados. Vencendo os sete estágios, você ganha as Esmeraldas do Caos. Knuckles e Sonic absorverão o seu poder e assim podem virar Super Knuckles e Super Sonic. Super Sonic fica dourado, é invencível e mais rápido. Super Knuckles fica com cores mais brilhantes, e também é invencível e mais veloz que Knuckles. O poder para o Super Sonic e Super Knuckles requisita a necessidade dos anéis, por isso, é preciso ter no mínimo 50 anéis, e dar dois pulos para se transformar. Após isso, o número de anéis vai contar negativamente até zerar.
Bônus Stage (Retirado da análise da Power Sonic)
 
Acessíveis pelos postes. De 25 a 45 anéis você acessa o Slot Machine e de 45 a 85 anéis você acessa o Glowing Spheres. Veja abaixo abaixo a legenda dos itens que aparecem no Glowing Spheres:
  Agora são dois bônus diferentes: o primeiro dele é o Glowing Spheres Stages, onde você joga na habilidade do giro super-sônico, e tem que usar as esferas para liberar os itens secretos. É possível pegar todos os elementos do game e também vida e anéis. Os anéis à medida que se sobe ficam mais valiosos, podendo dar de uma vez 200 anéis. É o melhor bônus. O outro é o Slot Machine, um Bônus de Cassino, que tem a grande vantagem de dar continue quando você tem 50 ou mais anéis (até o valor de 100, depois disso, só com mais de 150) e pega mais um dos anéis externos. Eles são acessíveis pelos postes. De 25 a 45 anéis você acessa o Slot Machine e de 45 a 85 anéis você acessa o Glowing Spheres. Veja abaixo abaixo a legenda dos itens que aparecem no Glowing Spheres:

      

Gráficos: Muito bons (para a época e para o console), fases bem detalhadas, com um background bem grande e com os melhores gráficos dos jogos da série Sonic para o Mega Drive, a
lguns cenários se destacam, como a Hidden Palace e a Lava Reef. São gráficos bem construídos, com planos de fundo e algumas figuras em auto-relevo. Mas tambem tem alguns erros, como a cor meio rosada de Knuckles.



Som: Aí está um ponto onde os jogos de Sonic para Mega Drive e Master System que nunca ninguem colocou defeito: as músicas. Elas são muito bem caracterizadas, deixando a sensação de realismo, como na Sky Sanctuary, a música deixa a sensação que você está jogando, literalmente no Santuário do Céu (sem trocadilho com o nome da fase) e a Flying Battery (os dois atos) que deixa a sensação de um Rock pesado na fase e na Sandopolis, você sente aquele clima árabe na música. Se você achava as músicas do Sonic the Hedgehod (1) e Sonic the Hedgehod 2 muito boas, aqui elas estão ótimas, veja as músicas das fases presentes no jogo abaixo: 


Mushroom Hill Zone
Act 1:


Act 2:


Flying Battery Zone
Act 1:


Act 2:


Sandopolis Zone:
Act 1:


Act 2:


Lava Reef Zone:
Act 1:


Lva Reef Zone Act 2 & Hidden Palace:


Sky Sanctuary Zone:


Death Egg Zone:
Act 1:


Act 2:


The Doomsday Zone:



Tecnologia Lock-On (tirado da análise da Power Sonic)

Com essa tecnologia, o cartucho do Sonic & Knuckles vira uma saída externa para outros cartuchos. É como o conversor do Master System para Mega Drive, ou o Game Genie. Com isso temos três novos jogos.
Get Blue Spheres: É o resultado de quando se acopla o Sonic the Hedgehog ou qualquer outro jogo do Mega exceto o Sonic 2 e Sonic 3. Neste jogo você terá à sua disposição mais de 2000 estágios especiais.
Knuckles in Sonic 2: acoplando o Sonic 2 temos o jogo estrelado por Knuckles, que poderá escalar paredes e descobrir novos locais.
Sonic 3 & Knuckles: acoplando o jogo Sonic 3 temos o verdadeiro game, que é o Sonic 3 & Knuckles. Este jogo funde os dois games, virando um único super cartucho de 32 megabits de memória (4 megabytes). Mais de 11 fases, e ainda por cima você pode virar Super Tails, Hyper Sonic e Hyper Knuckles.




Curiosidades (Retirado da análise da Power Sonic)
Um único game: Sonic & Knuckles talvez não tenha sido projetado para ser um game separado. Era para ser constituído num único game junto com o Sonic 3. Seria um único game então: o Sonic 3 & Knuckles. Não é difícil concluir isso, já que a seleção de fases do Sonic 3 tem algumas fases do Sonic & Knuckles e a seleção de fases do Sonic & Knuckles possui as fases do Sonic 3 (aqui é compreensível: seria para a junção dos jogos posteriormente). Em emuladores é possível carregando saves do Sonic 3 & Knuckles jogar com o Sonic e Tails no Sonic & Knuckles, ainda que com bug.
  A divisão do jogo em duas partes se deu por razão evidentemente econômica. Dois jogos do Sonic num ano, um ano após em que a Sega mais investiu em publicidade (patrocinadora da Equipe Willians em 1993 e da corrida da Europa no mesmo da Fórmula 1), a empresa poderia pendurar as chuteiras ou ter o capital necessário para desenvolver o seu 32 bits. O sucesso foi estrondoso, diga-se de passagem. Um passo em cheio da empresa!
Seleção de Fases: através da seleção de fases é possível jogar com Knuckles na fase Death Egg.
Trilha sonora: Na tela de créditos do Sonic 3, vemos que os nomes dos produtores musicais são: Brad Buxer, Bobby Brooks, Darryl Ross, Geoff Grace, Doug Grigsby III e Scirocco. Nos créditos de Sonic 3 & Knuckles aparece o nome destes e mais o de Howard Drossin. Em Sonic & Knuckles aparece apenas Drossin. Muito bem, ao que tudo indica, algumas fases de Sonic & Knuckles haviam sido feitas para o Sonic 3. Isso poderia levar-nos a uma teoria: posivelmente sobrou a Drossin para terminar as músicas das fases que foram acrescentadas em Sonic & Knuckles.
Chefe de Mushroom Hill com Knuckles: os chefes de Knuckles são o Eggrobo, certo? Mas em Mushroom Hill se você morrer ao tentar destruir o chefe, tentando destruí-lo pela segunda vez você se defrontará com Eggman e não com Eggrobo.
Eggman ou Eggrobo? Na comemoração de Sonic & Knuckles, ao final da Doomsday tem-se que o Eggrobro é quem se levanta dos destroços, mesmo no final bom. Ocorre que em Sonic 3 & Knuckles essa cena não aparece e quem comanda o chefe final é na realidade Eggman.
 
Lava Reef & Death Egg. No Sonic 3 & Knuckles e Sonic & Knuckles de Sonic Jam, a Death Egg não fica visível no fim do ato 2 quando o Knuckles atira a pedra que faz Sonic cair no chefe. Veja as fotos acima. A primeira é de Sonic 3 & Knuckles e a segunda é de Sonic Jam.
Trilha Sonora: Á boatos que Michael Jackson tenha feito algumas músicas do jogo e de Sonic 3.


Nome Do Jogo: Sonic & Knuckles
Plataforma: Mega Drive/Genesis
Gênero: Plataforma
Desenvolvedora: Sonic Team
Distribuidora: SEGA
Ano do Lançamento: 1994


Notas:


Gráficos: 10
Sons: 10
Jogabilidade: 10
Diversão: 10
NOTA FINAL: 10









Conclusão: Um dos melhores Sonic já feitos, é quase 4 jogos em 1 (Sonic: Get Blues Spheres,    Knucles in Sonic 2, Sonic 3 & Knuckles. Sonic & Knuckles tem alguns caminhos diferentes, com se fossem 2 jogos), ótima trilha sonora e um jogo que todo mundo tem que jogar antes de morrer, mas peca por não ter Co-op.


Prós: 
Ótima Trilha Sonora
Jogabilidade boa
Gráficos bons
Divertidíssimo
Ótimas fases
Prologos bem feitos


Contra:
Sem Co-op
Muitos Bugs
Reciclaram muita coisa do Sonic 3

2 comentários:

Anônimo disse...

eu zerei ele a um tempo atras mas uma coisa que nao me cabia era a death egg zone eu axei o boss do primeiro ato era muito mais dificil que o boss do robotnick e o boss de sanpolis que é o robotnick na estatua eu axei facil era so ser rapido na hora de pular para ter tempo de pular muitas vezes contra o boss eu gostei muito do jogo e ficam dizendo que o jogo é ruim pff essas pessoas que reclaman axo que nem saber jogar sabe por ser dificil e realmente o segundo ato de sanpolis é grande eu chegei a morrer por estourar o tempo por isso sempre é recomendavel chegar no boss pelo menos a uns 7 minutos de tempo pq senao complica XD

Anônimo disse...

O melhor jogo do sonic para mim . Adoro a Death Egg Zone e gostei mto de encontrar ela de novo em Sonic 4 Episode II , onde se chama Death Egg mk.II . Ta mto lokaa !! Sonic & Knuckles é o tipo de jogo que eu nunca vou enjoar e sempre vou querer jogar . Esse jogo é show de bola !!!!!!!

Parceiros